Quem sou eu


sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

GOLFINHOS EM JÚPITER ?









Há alguns anos atrás a sonda espacial Galileo, da NASA, detectou movimento sob uma densa camada de gelo em Europa, uma das muitas luas de Júpiter, o maior planeta do sistema solar (11 vezes maior do que a Terra). Na ocasião, a sonda estava a uma altitude de 400 quilômetros de distância e o movimento era produzido por uma massa de água em estado líquido. Esta já teria sido uma grande descoberta porém não foi apenas movimento que a sonda descobriu; os sensores acústicos captaram também sons agudos, semelhantes a assobios que vinham do mesmo local. A NASA vinha mantendo em sigilo esta informação e somente agora os detalhes da Galileo Interestellar Mission estão aparecendo.

O astrônomo do Kennedy Space Center, Simon Clark, comenta: "Os cientistas estão muito espantados com o resultado da análise computadorizda dos sons. A freqüência captada, proveniente do oceano subglacial de Europa é extremamente semelhante à freqüência dos sons produzidos pelos golfinhos que habitam os mares da Terra. A margem de erro é de 0,001% (uma para mil)." A descoberta da Galileo é particularmente interessante para Simon; ele é o autor de uma teoria segundo a qual os golfinhos seriam nativos de uma das luas de Júpiter.

A confirmação de que estes sons foram captados de uma fonte extraterrena, jupteriana, é um estímulo forte para as pesquisas, que há muito tempo vêm sendo realizadas, sobre a linguagem dos golfinhos. Outro cientista, Lawrence Doyle, do Instituto de Pesquisa da Inteligência Extraterrestre (Search for Extraterrestrial Intelligence Institute), considera as informações fornecidas pela sonda como evidênca da origem cósmica da linguagem dos golfinhos.

FONTE:
Dolphins speak the language of creatures living on Jupiter?
Pravda English publicado em 10/03/2006